terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ideias para o quarto do bebé #2

Já viram bem a versatilidade de decoração para um quarto com as paredes em cinza?!

Ficam aqui algumas ideias...























Super cute, não acham?!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ideias giras para o Carnaval

E como está na altura de começar a pensar no Carnaval, resolvi colocar algumas ideias giras para vestir nos nossos babies...





















Umas ideias para acompanhar a mummy...





 
Love it ;)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cadeiras-auto viradas para trás

Porque considero este assunto de extrema importância...


"As crianças não são adultos em miniatura e têm características específicas, que as tornam mais vulneráveis num acidente de automóvel!

A diferença mais determinante é o tamanho e peso da cabeça – que representa cerca de 25% do peso do corpo – combinada com um pescoço ainda frágil. Estas características levam a que, ao transportarmos uma criança no automóvel de frente para o trânsito, o movimento da cabeça possa provocar lesões muito graves e por vezes irreversíveis, no caso de um acidente. Se a criança viajar numa cadeirinha (Sistema de Retenção para Crianças) de costas para o trânsito, a sua cabeça e pescoço são apoiados uniformemente no momento do embate.

É por esta razão que a APSI recomenda que as crianças viajem no automóvel de costas para o sentido do trânsito até cerca dos 3 ou 4 anos. Esta recomendação é também suportada pela Aliança Europeia de Segurança Infantil e pela ANEC, European Voice of Consumers in Standardization, associação europeia de consumidores. Também a Direcção Geral da Saúde defende o transporte de crianças de costas desde o nascimento até aos 3 ou 4 anos, tendo publicado uma Orientação Técnica sobre esta matéria.

Embora só recentemente seja possível encontrar à venda em Portugal modelos de cadeiras que permitem transportar as crianças de costas até esta idade, existem países (como a Suécia, por exemplo) em que a maior parte das crianças viaja de costas até aos 3 aos 4 anos; nestes países, a mortalidade como passageiro nestas faixas etárias é praticamente inexistente, o que demonstra que esta é uma opção eficaz na protecção das crianças.

Mas porquê transportar as crianças de costas até aos 3 ou 4 anos?

Análise de acidentes reais

Ao longo dos últimos 40 anos têm sido realizados estudos baseados em acidentes reais, em diferentes países. Todos estes estudos mostram que é mais seguro transportar uma criança na posição VT (Virado para Trás), demonstrando que a eficácia destes sistemas ultrapassa os 90% na prevenção de lesões graves (Aldman et al., 1987, citada por EEVC, 2006; Isaksson-Hellman et al., 1997 e 2004; Sherwood, Yasmina et al., 2006; Henary, Sherwood e outros, 2007; ANEC, 2008).

Estes estudos, nos quais se analisaram ao detalhe acidentes com crianças que viajavam VT, confirmaram também que nenhum destes acidentes, e consequentes lesões, decorreu de uma colisão lateral ou traseira. Viajar VT é, portanto, a protecção mais eficaz nos embates frontais, mas também confere uma protecção elevada nas colisões laterais e traseiras (Aldman et al., 1987, citada por EEVC, 2006, Henary, Sherwood e outros, 2007, Sherwood, Yasmina et al., 2006).

Ensaios experimentais

Mais recentemente, estudos feitos através de ensaios experimentais (testes de colisão e simulação numérica) vêm reforçar os resultados obtidos através da análise de acidentes reais, que a posição virada para trás é a forma mais segura de transportar uma criança no automóvel, uma vez que as forças exercidas no pescoço e peito são consideravelmente menores do que as exercidas nas crianças VF (Viradas para a Frente), reduzindo substancialmente as lesões (Watson e Monteiro, 2009).

Dificuldades encontradas e forma de as solucionar

Apesar de esta ser a forma mais segura de transportar as crianças até aos 3 ou 4 anos, muitas famílias deparam-se com obstáculos para os quais é importante encontrar soluções

a. Desconforto da criança por falta de espaço para as pernas – as cadeiras homologadas VT até aos 18kg ou 25kg, pelo seu desenho e forma como são instaladas no veículo, aumentam o espaço entre a criança e o banco do automóvel, ficando a criança com espaço suficiente para as pernas;
b. Visibilidade e interactividade – é possível colocar um espelho (tipo espelho retrovisor) perto da criança orientado de forma que o adulto possa, através do retrovisor, vê-la; além disso, e caso o carro não tenha airbag frontal activo, a cadeirinha VT poderá ser instalada ao lado do condutor (como prevê o código da estrada)
c. Falta de espaço para instalação da cadeirinha VT – a prática de terreno da APSI de instalação de cadeirinhas nos carros das famílias mostra que, mesmo em carros pequenos, é possível instalar cadeiras aprovadas até aos 18Kg e 25Kg VT; tudo depende do carro, sendo que a lista de veículos compatíveis é elevada, como se pode constatar pelas informações que acompanham estas cadeirinhas. É fundamental experimentar a cadeira no carro antes de a comprar, para garantir que há espaço suficiente para a instalar de acordo com as instruções do fabricante.

Para saber mais sobre este assunto:

Porque transportar as crianças de costas no automóvel

Orientação Técnica da Direcção Geral de Saúde


Outras entidades que defendem o transporte VT:

ANEC, European consumer voice in standardisation

European Child Safety Alliance

Rear Facing – The way forward

American Academy of Pediatrics


NOVO ESTUDO REALÇA CONTRADIÇÃO FATAL
                                                      
Lei na Europa e em Portugal não exige a melhor protecção para crianças com menos de 4 anos

Press Release
Segurança Rodoviária - Criança Passageiro


Novo estudo confirma que no automóvel, as crianças devem viajar voltadas para trás até aos 4 anos, para terem uma melhor protecção em caso de acidente. Há muito que tal é defendido pela comunidade técnica internacional. Mas essa evidência foi mais uma vez confirmada num estudo publicado esta semana pela ANEC  – Associação Europeia de Consumidores – no qual a APSI participou enquanto conselheira. A conclusão teve como base o estudo de acidentes reais ocorridos no Reino Unido, Suécia e Estados Unidos. (Pode consultar o estudo integral em www.anec.eu).

“A legislação europeia dá informação de alguma forma enganosa para o consumidor, pois dá a ideia de que tanto faz transportar a criança voltada para trás ou para a frente depois dos 9 kg (geralmente 8 a 9 meses), quando a comunidade técnica internacional é unânime na afirmação de que é mais seguro viajar virado para trás até aos 4 anos”, alerta Helena Cardoso de Menezes, consultora em segurança infantil da APSI e também da ANEC neste Estudo."

Texto retirado de www.apsi.org.pt


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bebés seguros - Cadeiras-auto Grupo 0+



Muitos dos novos papás tem dúvidas quanto às cadeiras auto que devem comprar. A DECO PROTESTE disponibiliza, para sócios, vários testes efetuados a várias cadeiras à venda no mercado. Esta ferramenta pode ser uma ajuda essencial na hora da compra. A segurança dos nossos bebés quando são transportados no carro é um assunto muito importante e que cada um de nós, novos e pais de segunda viagem, não devem descurar. Afinal, em caso de acidente o bebé possuir uma boa cadeira pode ser fundamental para o livrar de possíveis mazelas.
Hoje trago aqui algumas informações sobre as cadeiras do grupo 0+ ou os chamados babycoques ou na gíria ovos.
Esta informação teve por base estudos efetuados pela DECO PROTESTE e revelam a qualidade do babycoque mediante uma percentagem (0 a 100%), tendo em conta parâmetros de segurança e conforto.
O melhor no teste foi

  • ROMER Baby Safe Plus II SHR + base Isofix   com 82%




Tenho a dizer que todas as cadeiras que possam ter sistema isofix são sempre mais seguras. Os carros que não trazem este sistema não é um problema, porque pode ser colocado, posteriormente, em qualquer oficina  automóvel.

Considerados ainda de boa qualidade estão


  • CONCORD Air + base isofix Airfix com  81%







  • BÉBÉ CONFORT Peeble + base familyfix  com 79%





  • ESCOLHA ACERTADA: BEBECAR Easybob Maxi SPP  com 73%
(segurança, conforto e PREÇO)





  • Outra escolha acertada: CHICCO Key Fit  com 71%
(segurança, conforto e PREÇO)

 




  • Ainda de boa qualidade - BÉBÉ CONFORT Creatis.Fix + base Creatis  com 69%


Estas são apenas algumas marcas testadas e classificadas. Existem outras como a MaxiCosi, Besafe, Graco, Jané, Cybex, outras da Chicco, da Bebéconfort, etc.
A três primeiras aqui apresentadas são as melhores classificadas. Depois apresento outras que também são consideradas de boa qualidade, no entanto na classificação da DECO PROTESTE têm outras marcas intercaladas também igualmente boas. Não dava para colocar tudo!

Ah a pior classificada, nas cadeiras-auto grupo 0+ avaliadas foi a 

  • CYBEX Aton 3 com 43% sendo considerada de média qualidade.

 


Boas compras!